Notícias

DIA DA MULHER: TRENSURB HOMENAGEIA PRIMEIRA MULHER OPERADORA DE TRENS DO BRASIL

Nesta sexta-feira (8), sala dos operadores de trens na sede da empresa foi batizada com o nome de Rubia Viegas de Barros. Estações também receberam atividades alusivas ao Dia da Mulher.
08/03/2024

Na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Trensurb realizou uma homenagem à primeira mulher operadora de trens do Brasil, Rubia Viegas de Barros. A sala dos operadores de trens, na sede da empresa, foi batizada com seu nome em um ato que contou com a presença de empregados, gestores e a Diretoria Executiva da Trensurb.

Falecida em 2022, Rubia foi a responsável por conduzir o trem que realizou a viagem inaugural do metrô, em 2 de março de 1985, destacando-se, desde o início, em uma profissão ocupada majoritariamente por homens – hoje, a Trensurb conta com 33 mulheres e 88 homens na função de operadores de trens. Jubira Teresinha de Abreu foi colega de trabalho e amiga de Rúbia desde os anos 1980 e, até hoje, segue conduzindo os trens do metrô gaúcho. “A Rubia foi a minha instrutora, tudo o que eu sei e aprendi foi ela que me ensinou, uma amiga maravilhosa”, afirma. “Então essa homenagem me deixou muito emocionada e orgulhosa, porque ela certamente merecia. Ela batalhou muito, era uma mãe e avó muito dedicada e nada mais justo que homenagear alguém tão de bem”, completa Jubira. Hoje aposentada, a ex-metroviária Ione Fernandes trabalhou com Rubia nos anos 1980 e 1990, quando as duas criaram fortes laços. Ione afirma que “a Rubia certamente era uma mulher que merecia essa homenagem, ela tratava todo mundo com o mesmo carinho e com sorriso no rosto. Mesmo com todos os problemas individuais, ela sempre estava com uma energia contagiante”.

Diretora de Administração e Finanças da Trensurb, Vanessa Rocha falou em nome da Direção da empresa no ato, lembrando que o Dia Internacional da Mulher não é uma data “romântica”, mas que “reforça a luta das mulheres”. Ela afirmou que, mesmo ocupando um cargo de gestão, sente em sua rotina os desafios de ser mulher. “Por isso, pretendemos, cada vez mais, trabalhar em políticas que possam empoderar as mulheres, deixando uma marca importante na nossa passagem pela Trensurb”, declarou.

Vice-presidente do Sindimetrô-RS, Ana Paula Almada também participou da cerimônia e, em nome da diretoria do sindicato, saudou a iniciativa de “transformar esse espaço emblemático da Trensurb, que agora vai acompanhar um nome tão emblemático também para a sociedade brasileira. Afinal, além de ser a primeira mulher a pilotar o trem no Brasil, ela também ocupou um cargo que ainda é majoritariamente masculino”. Para Ana Paula, as mulheres, especialmente as metroviárias, quebram paradigmas e estereótipos diariamente em suas rotinas.

Também estiveram presentes no ato de homenagem: o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni; o diretor de Operações, Ernani Fagundes; gestores, empregados e ex-empregados da estatal.

Mulheres Condutoras

A cerimônia desta sexta-feira também marcou o lançamento da campanha Mulheres Condutoras: Guiando o caminho, elevando o destino , que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reconhecendo características de mulheres metroviárias que superam desafios, enfrentam preconceitos e são condutoras de um destino inspirador a todas as gerações. Criada internamente pela equipe de comunicação da estatal, a campanha será divulgada ao longo do mês por meio dos perfis da Trensurb nas redes sociais e dos monitores em trens e estações. Ao destacar as trabalhadoras, para além de sua atuação na empresa, as peças celebram a paixão e dedicação de todas as mulheres que fazem a Trensurb, sejam metroviárias ou usuárias do metrô.

Dia da Mulher nas estações

Com a campanha, diversos eventos na Trensurb marcam o Mês da Mulher, incluindo ações realizadas nas estações nesta sexta-feira, em parceria com entidades da sociedade civil e órgãos públicos.

A Estação Mercado recebeu mais uma edição do projeto Estação Themis, iniciativa da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. A ação ofereceu quatro diferentes núcleos de atendimento com orientação jurídica gratuita, com profissionais especializados em família e violência, direito trabalhista, previdenciário e cível. Na Estação Canoas, a Fundação La Salle promoveu uma intervenção social com o objetivo de conscientizar sobre os direitos das mulheres e combater a violência de gênero. A intervenção contou com recursos diversos, incluindo sapatos femininos acompanhados de QR codes, que direcionavam para uma série de áudios contendo depoimentos e informações sobre os diversos pontos de apoio disponíveis para mulheres que enfrentam violência. Em Esteio, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos realizou ação de conscientização com a distribuição de material informativo.

Fabiana dos Santos, promotora legal popular da Themis, explica que a entidade busca democratizar o acesso à justiça para as mulheres, para que elas “se sintam à vontade para lutar pelos seus direitos. E, junto com a Trensurb, conseguimos realizar esse trabalho todos os anos”. Fabiana se emociona ao contar que, para ela, é muito importante participar de atividades como o Estação Themis, além de ser uma grande oportunidade de se conectar com outras mulheres. “Isso faz parte do nosso papel como sociedade”, afirma.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .