O diretor-presidente Fernando Marroni anunciou, nesta terça-feira (5), a retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização (PND). A decisão do governo federal se alinha ao compromisso do diretor-presidente e da atual gestão da empresa com a preservação dos serviços públicos e sua visão estratégica para o fortalecimento da estatal.
Para Marroni, “a Trensurb desempenha um papel vital na conectividade e mobilidade da nossa região, e queremos assegurar que continue a fazê-lo com eficiência e acessibilidade para todos os cidadãos”. O diretor-presidente considera que a decisão pela retirada do PND é mais um passo na direção da promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida para a população.
Vale lembrar que, desde que assumiu a gestão da empresa, em junho de 2023, a atual Direção da Trensurb tem atuado junto dos parlamentares e diversos partidos políticos buscando a manutenção do caráter público e estatal da Trensurb. Em fevereiro, a gestão da estatal esteve à frente da aprovação de resolução do Conselho das Cidades - órgão colegiado deliberativo e consultivo ligado ao Ministério das Cidades - que recomendou a retirada da empresa e da CBTU do PND.
O diretor Marroni também informou que os estudos iniciados pelo BNDES em função da inclusão da Trensurb no PND seguem agora com foco nos investimentos necessários para a empresa, incluindo também o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão da linha a Alvorada e estudos sobre a integração tarifária.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.