Na manhã desta quarta-feira (6), Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Estação Mercado da Trensurb recebeu ação de conscientização quanto ao tema. A iniciativa foi uma parceria do Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb com a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, da Assembleia Legislativa. Tratou-se de mais uma atividade da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, parte também da mobilização da empresa metroviária como participante da iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministérios das Mulheres. No fim da tarde de hoje, será realizada ação similar também na Estação São Leopoldo, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do município e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Na Estação Mercado, material gráfico informativo foi distribuído aos usuários do metrô, contendo dados sobre a violência contra as mulheres – a cada 22 minutos, uma mulher é agredida no Rio Grande do Sul e, a cada 6 horas, uma mulher é morta, vítima de feminicídio, no Brasil. Os panfletos também informavam o número para denúncias do Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher. Na ocasião, a Frente Parlamentar também se colocou à disposição para dialogar com a comunidade e divulgou seu trabalho, buscando demonstrar a importância do debate sobre o tema e do engajamento dos homens na mobilização pelo fim da violência contra as mulheres. “Nós queremos debater essa situação difícil, que muitas mulheres sofrem caladas, e dialogar com os homens para virar esse jogo e tonar nossa sociedade um lugar com mais paz, respeito e sem machismo”, afirma o deputado estadual Adão Pretto, coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Os 21 Dias de Ativismo baseiam-se em uma mobilização internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre todos os anos, com início em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, indo até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 6 de dezembro. No Brasil, as ações estendem-se por 21 dias, tendo início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra – considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. Foi em 27 de novembro que a Direção da Trensurb assinou o termo de adesão à iniciativa Brasil Sem Misoginia, promovida pelo Ministério das Mulheres, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento à misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.
Na segunda (4) e terça-feira (5), respectivamente, as estações Canoas e Sapucaia receberam atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Confira a seguir a programação das próximas ações.
06/12
ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO - 17h às 19h
Atividade: Distribuição de materiais com a Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
07/12
ESTAÇÃO ESTEIO - 7h às 9h
Atividade: Distribuição de materiais pela Coordenadoria de Mulheres de Esteio e Trensurb
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.