Nesta semana, a Trensurb promove uma série de ações de sensibilização e informação sobre o tema da violência contra a mulher, junto aos usuários do metrô, numa parceria com as secretarias e coordenadorias da Mulher de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, além da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, da Assembleia Legislativa. As atividades, articuladas pelo Núcleo de Apoio à Diversidade (NAD) da Trensurb, integram a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e fazem parte também da mobilização da empresa como participante da iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministérios das Mulheres.
A primeira ação ocorreu na tarde de segunda-feira (4), na Estação Canoas, com a distribuição de material gráfico informativo por parte de membros do Núcleo da Trensurb e de equipe da Coordenadoria das Mulheres do município. “A parceria com o NAD, oportuniza estarmos nas estações de trem e assim chegar a informação para as mulheres. Queremos uma cidade sem misoginia e que as mulheres sejam protagonistas da sua história”, afirma Vani Piovesan, secretária especial da Coordenadoria das Mulheres de Canoas. O material que foi distribuído na atividade destacou o serviço do “Disque Mulher”, canal para denúncias de violência contra a mulher em Canoas, com funcionamento 24 horas por dia, que atende por Whatsapp e telefone, recebendo inclusive ligações a cobrar, pelo número (51) 99275-8146. “Ele tem feito uma grande diferença aqui no município, pois as mulheres vêm até nós, conversam e fazem denúncias via Whatsapp, o que facilita muito”, diz a secretária especial sobre o serviço. “E, com essa ajuda da estação, mais mulheres poderão conhecer esse número e se proteger”, finaliza.
Nesta terça-feira (5), foi a vez da Estação Sapucaia receber atividade similar, no início e no fim da tarde, com participação da Coordenadoria da Mulher do município. “A ação teve como objetivo alcançar o maior número de pessoas da comunidade local, para a prevenção da violência contra mulheres. Nesse sentido, a Trensurb se torna uma grande aliada para que torne possível essa conscientização”, afirma Vanessa Schlindwein, titular da Coordenadoria da Mulher de Sapucaia do Sul. A atividade contou com orientações sobre os sinais de alerta de violência, buscando permitir o reconhecimento e a prevenção de situações de risco.
Os 21 Dias de Ativismo baseiam-se em uma mobilização internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre todos os anos, com início em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, indo até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 6 de dezembro. No Brasil, as ações estendem-se por 21 dias, tendo início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra – considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. Foi em 27 de novembro que a Direção da Trensurb assinou o termo de adesão à iniciativa Brasil Sem Misoginia, promovida pelo Ministério das Mulheres, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento à misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.
Confira a seguir o calendário das próximas atividades nas estações durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
06/12
ESTAÇÃO MERCADO - 6h30 às 8h30
Atividade: Distribuição de materiais com a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher e Trensurb
ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO - 17h às 19h
Atividade: Distribuição de materiais com a Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
07/12
ESTAÇÃO ESTEIO - 7h às 9h
Atividade: Distribuição de materiais pela Coordenadoria de Mulheres de Esteio e Trensurb
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.