Notícias

ESTAÇÕES ESTEIO E SÃO LEOPOLDO RECEBEM AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Atividades encerraram programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres nas estações da Trensurb.
07/12/2023

Na manhã desta quinta-feira (7), a Estação Esteio da Trensurb recebeu mais uma ação de enfrentamento à violência contra as mulheres. No fim da tarde de quarta-feira, a Estação São Leopoldo recebeu atividade similar. Ambas foram parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e também da mobilização da empresa metroviária como participante da iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministérios das Mulheres. Ações em diversas estações ocorreram em parceria entre o Núcleo de Apoio à Diversidade (NAD) da Trensurb com os municípios e com a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ao longo da semana, as estações Canoas, Sapucaia e Mercado também receberam atividades dos 21 Dias de Ativismo.

Na Estação Esteio, equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e membros do NAD da Trensurb distribuíram aos usuários do metrô material gráfico a respeito da luta contra a violência de gênero e sobre a Lei Maria da Penha – lei federal brasileira que busca estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra as mulheres. “Nós temos visto vários momentos em que muitas mulheres estão morrendo por feminicídio, então essa ação preventiva é muito importante. É muito bom poder distribuir nosso material, que pode ajudar tantas mulheres”, destaca Rosa Maria Gue, assistente social da Secretaria de Cidadania e Diretos Humanos.

A ação na Estação São Leopoldo, na quarta-feira, contou com distribuição de matéria com orientações sobre os sinais de alerta de violência e o ciclo da violência, com participação do NAD, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Diretora de Políticas de Prevenção à Violência contra as Mulheres da Secretaria Municipal, Lilian Conceição da Silva afirmou sobre a atividade na estação: “Nós estamos aqui para chamar a atenção especialmente dos homens, no dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, para que eles sejam parceiros nossos nessa luta, que nos deixa muito comprometidas com a proposta de termos uma sociedade sem misoginia”.

Os 21 Dias de Ativismo baseiam-se em uma mobilização internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre todos os anos, com início em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, indo até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 6 de dezembro. No Brasil, as ações estendem-se por 21 dias, tendo início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra – considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. Foi em 27 de novembro que a Direção da Trensurb assinou o termo de adesão à iniciativa Brasil Sem Misoginia, promovida pelo Ministério das Mulheres, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento à misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .