Nos meses de junho e julho, a Trensurb foi alvo de 28 ocorrências de furtos e tentativas de furtos de cabos de sinalização e energia de tração, além de equipamentos de estações. Destas, 20 foram em Porto Alegre, no trecho em que a operação do metrô está atualmente suspensa. Pela primeira vez na história da empresa, foram furtados cabos da rede aérea de alimentação de energia de tração dos trens, nas madrugadas dos dias 18 e 28 de julho, na capital.
Conforme o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, caso estes furtos sigam ocorrendo com frequência, podem acabar prejudicando a retomada da operação dos trens até a Estação Farrapos, prevista para ocorrer até 20 de setembro. "É lamentável que estejamos vivenciando essas graves ocorrências de furtos, principalmente em trechos que precisam ser restabecidos para concretizarmos o retorno da circulação dos trens até Porto Alegre", analisa.
Buscando coibir essas ocorrências, a segurança metroviária tem realizado rondas na via e ocupado as estações do trecho mais crítico onde têm ocorrido os delitos, entre Mercado e Aeroporto, conseguindo frustrar pelo menos oito tentativas de furto e também recuperando cabos furtados em diversas ocasiões. A empresa também enviou ofício à Superintendência Regional da Polícia Federal no RS e à Secretaria de Segurança Pública do estado no sentido de buscar reforço de forma efetiva na segurança, considerando ser fundamental para a eficiência da operação do metrô, bem como para a retomada da circulação plena dos trens por toda a linha.
TRENSURB SEGUE EM RITMO ACELERADO A INSTALAÇÃO DE DISJUNTORES
Instalação dos cubículos com disjuntores para sistema 3kVcc na Cabine Anchieta teve início hoje, feriado de 7 de setembro. Equipamentos permitirão a circulação segura de trens no trecho entre as estações Canoas e Farrapos, em Porto Alegre, prevista para iniciar em 20 de setembro.
COM AQUISIÇÃO DE DISJUNTORES ELÉTRICOS, TRENSURB AVANÇA EM SOLUÇÃO PARA RECUPERAR SUBESTAÇÕES AFETADAS PELA ENCHENTE
Considerando o longo prazo para recuperação total de equipamentos elétricos para sistemas metroviários, não fabricados no Brasil, e a necessidade imediata de transporte dos usuários até Porto Alegre, Trensurb encontra solução para contingência em curto prazo, em parceria com a CPTM.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM SETEMBRO
Retomadas em julho, atividades acontecem nos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB AVANÇA NO RESTABELECIMENTO DE ENERGIA DA REDE AÉREA DE TRAÇÃO
Na madrugada desta quinta-feira (22), trecho entre estações Canoas e Mercado será energizado com 3 mil volts para permitir futuros testes.