Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, recebe a exposição Mulheres Condutoras . Ela é parte de uma campanha que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reconhecendo características de mulheres metroviárias que superam desafios, enfrentam preconceitos e são condutoras de um destino inspirador a todas as gerações.
Para a construção do painel em exibição na Estação Mercado, metroviárias das mais diversas áreas foram convidadas para serem fotografadas em seu dia a dia na empresa. Além daquelas retratadas na exposição, muitas outras mulheres fazem parte da Trensurb, atuando nas áreas administrativas, operacionais e de manutenção. O painel também reserva um espaço de destaque para homenagear Rubia de Barros, a primeira mulher operadora de trens do Brasil, falecida em 2022.
Localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, a Galeria Mario Quintana é mantida em parceria entre a Trensurb e o Sesc-RS.
A campanha
Para além da exposição, a campanha Mulheres Condutoras: Guiando o caminho, elevando o destino será veiculada nas redes sociais e nos monitores de trens e estações, apresentando metroviárias de diversas áreas, etnias e idades, com fotos de destaque, acompanhadas de palavras que remetem às qualidades, às atuações, aos hobbies e às características dessas mulheres. Ao destacar as trabalhadoras, para além de sua atuação na empresa, a campanha celebra a paixão e dedicação de todas as mulheres que fazem a Trensurb, sejam metroviárias ou usuárias do metrô. E, ao longo do mês de março, diversos eventos alusivos ao Mês da Mulher ocorrem na Trensurb, tanto nas estações, abertos ao público, como na sede da empresa, dedicados aos metroviários.
Serviço
Exposição Mulheres Condutoras
Quando: de 8 de março a 15 de maio, todos os dias, das 5h
às 23h20
Onde: Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às
plataformas da Estação Mercado da Trensurb
Quanto: R$ 4,50 – tarifa unitária do metrô
Campanha do Agasalho da Trensurb arrecada duas toneladas de donativos
Realizada em parceria com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, iniciativa ocorreu entre junho e agosto.
Trensurb integra evento de adesão do Grupo Hospitalar Conceição à campanha Banco Vermelho
Símbolo da luta contra o feminicídio já está presente nas estações São Leopoldo, Canoas e Mathias Velho e agora também está instalado em frente ao hospital.
Trensurb transporta 775 mil passageiros durante a Expointer
Com redução de intervalo entre trens, operação em todas as estações em horário integral, além de demanda gerada pela feira, fluxo de passageiros cresceu 15,5% nos dias úteis e 194,5% nos finais de semana.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.