Nesta quinta-feira (21), a Galeria Mario Quintana, da Trensurb, completa 18 anos. Localizado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, o espaço cultural apresenta exposições fotográficas e de artes visuais aos cerca de 28 mil usuários que passam diariamente pela estação mais movimentada do metrô gaúcho.
Foi em 21 de março de 2006 – ano do centenário do poeta – que a Trensurb batizou o espaço com o nome de Galeria Mario Quintana. O evento que reinaugurou o local contou com uma exposição de caricaturas de artistas gaúchos e de frases retiradas de poemas de Quintana. Na ocasião, a Companhia Vivarte apresentou performances e intervenções urbanas, partindo da poética de Mario Quintana.
Ao longo dos anos, o espaço cultural já recebeu mais de 100 exposições. “A Galeria Mario Quintana celebra 18 anos de uma trajetória significativa na democratização da arte. Desde sua inauguração, tem sido um palco para a diversidade artística, acolhendo obras de artistas renomados e também daqueles que estão começando suas carreiras”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion. “É com orgulho que reconhecemos o papel fundamental que esta galeria desempenha no dia a dia dos usuários e usuárias da Trensurb que passam pela Estação Mercado e podem ter, durante o trajeto para trabalho, estudo ou lazer, um momento de apreciação de artes visuais”, completa.
Desde 2021, o Sesc-RS é parceiro da Trensurb na manutenção da Galeria Mario Quintana. “Por fim, não podemos deixar de expressar nossa gratidão ao Sesc-RS, grande parceiro em atividades culturais, e a todos e todas artistas que já compartilharam seu talento conosco”, declara o gerente Leonardo Marion.
Mulheres Condutoras em destaque
Desde 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a galeria recebe a exposição Mulheres Condutoras. Ela é parte de uma campanha que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reconhecendo características de mulheres metroviárias que superam desafios, enfrentam preconceitos e são condutoras de um destino inspirador a todas as gerações.
Para a construção do painel em destaque até 15 de maio, metroviárias das mais diversas áreas foram convidadas para serem fotografadas em seu dia a dia na empresa. Além daquelas retratadas na exposição, muitas outras mulheres fazem parte da Trensurb, atuando nas áreas administrativas, operacionais e de manutenção. O painel também reserva um espaço de destaque para homenagear Rubia de Barros, a primeira mulher operadora de trens do Brasil, falecida em 2022.
Para além da exposição, a campanha Mulheres Condutoras: Guiando o caminho, elevando o destino também é veiculada nas redes sociais e nos monitores de trens e estações, apresentando metroviárias de diversas áreas, etnias e idades, com fotos de destaque, acompanhadas de palavras que remetem às qualidades, às atuações, aos hobbies e às características dessas mulheres. Ao destacar as trabalhadoras, para além de sua atuação na empresa, a campanha celebra a paixão e dedicação de todas as mulheres que fazem a Trensurb, sejam metroviárias ou usuárias do metrô. E, ao longo do mês de março, diversos eventos alusivos ao Mês da Mulher ocorrem na Trensurb, tanto nas estações, abertos ao público, como na sede da empresa, dedicados aos metroviários.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS EM CANOAS
Realizada com o cartão TEU, integração entre metrô operado pela Trensurb e ônibus integrados da Transcal em Canoas passa a ter valor de R$ 11,15 a partir de sábado (5).
APÓS QUATRO ANOS SEM REAJUSTE, TARIFA DA TRENSURB PASSA PARA R$ 5
O novo valor unitário entra em vigor a partir de 12 de julho, seguindo abaixo da tarifa praticada pelos ônibus metropolitanos que atendem os municípios por onde os trens circulam. O último reajuste da empresa foi em setembro de 2021.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).