Dentre os ideais da Revolução Farroupilha está a humanidade, a qualidade de ser sensível perante o semelhante. E foi assim que a Trensurb conduziu todos os esforços, em meio à crise climática, para erguer a Operação Trilhos Humanitários, começando a atender a cinco municípios da Região Metropolitana, em modo emergencial e de forma gratuita. Depois, a empresa ampliou o número de estações atendidas e passou a oferecer integração com ônibus sem custo para a Capital. A operação iniciou em 30 de maio, no mesmo mês da enchente, e mais de 4,3 milhões de pessoas foram transportadas até então. No feriado do dia 20 de setembro, a Trensurb celebrou mais um importante capítulo de seu plano de reconstrução: a retomada da circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos.
A Estação Farrapos, que sofreu com os estragos da enchente e agora se apresenta com novas cores, foi a estação escolhida para a realização de um emocionante ato, com a presença da diretoria da empresa, gestores, metroviárias, metroviários, usuários e convidados que, de alguma forma, fizeram parte deste processo. "Como metroviário e filho de ferroviário, estou muito orgulhoso do empenho de todos os colegas da Trensurb, administrativo, operacional e da manutenção. O dia 20 é um marco para a nossa empresa, que em 40 anos se orgulha de nunca ter sofrido acidente ou colisão, graças a qualidade dos nossos trens e do profissionalismo de nosso corpo funcional ", enalteceu o diretor-presidente Ernani Fagundes.
Foto: Juliano Lannes
A Diretora de Administração e Finanças, Vanessa Rocha, também agradeceu as equipes que trabalharam pela retomada da operação em Porto Alegre, lembrando ainda da medida provisória do Governo Federal que viabilizou recurso para a reconstrução. "Agora se inicia uma segunda etapa, a busca de crédito extraordinário para alcançarmos a operação plena. Seguimos trabalhando, vencendo o processo licitatório dos projetos de energia e assim restabelecermos as últimas três estações inoperantes", destacou. O evento contou também com a participação do representante da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Maister Freitas da Silva, e da deputada Reginete Bispo.
Nesta importante fase, uma série de medidas foram implementadas, dentre entre elas, manutenções e ajustes realizados nos sistemas de sinalização, energia elétrica de tração, via permanente e o transporte alternativo de passageiros. Todas com o objetivo de restaurar a normalidade dos serviços de forma eficiente e segura.
A circulação dos trens acontece agora no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, das 5h às 23h, diariamente, com intervalos de 15 minutos entre as viagens, em dias úteis e sábados e, nos domingos e feriados, intervalo de 20 minutos entre as viagens. Complementando as viagens de metrô, o serviço de ônibus fretados pela Trensurb no município de Porto Alegre será entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), com uma parada para desembarque na Estação São Pedro no sentido Farrapos/Mercado e, para embarque, na mesma estação, no sentido Mercado/Farrapos. Vale destacar que não há cobrança de passagem nos ônibus.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.