Dentre os ideais da Revolução Farroupilha está a humanidade, a qualidade de ser sensível perante o semelhante. E foi assim que a Trensurb conduziu todos os esforços, em meio à crise climática, para erguer a Operação Trilhos Humanitários, começando a atender a cinco municípios da Região Metropolitana, em modo emergencial e de forma gratuita. Depois, a empresa ampliou o número de estações atendidas e passou a oferecer integração com ônibus sem custo para a Capital. A operação iniciou em 30 de maio, no mesmo mês da enchente, e mais de 4,3 milhões de pessoas foram transportadas até então. No feriado do dia 20 de setembro, a Trensurb celebrou mais um importante capítulo de seu plano de reconstrução: a retomada da circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos.
A Estação Farrapos, que sofreu com os estragos da enchente e agora se apresenta com novas cores, foi a estação escolhida para a realização de um emocionante ato, com a presença da diretoria da empresa, gestores, metroviárias, metroviários, usuários e convidados que, de alguma forma, fizeram parte deste processo. "Como metroviário e filho de ferroviário, estou muito orgulhoso do empenho de todos os colegas da Trensurb, administrativo, operacional e da manutenção. O dia 20 é um marco para a nossa empresa, que em 40 anos se orgulha de nunca ter sofrido acidente ou colisão, graças a qualidade dos nossos trens e do profissionalismo de nosso corpo funcional ", enalteceu o diretor-presidente Ernani Fagundes.
Foto: Juliano Lannes
A Diretora de Administração e Finanças, Vanessa Rocha, também agradeceu as equipes que trabalharam pela retomada da operação em Porto Alegre, lembrando ainda da medida provisória do Governo Federal que viabilizou recurso para a reconstrução. "Agora se inicia uma segunda etapa, a busca de crédito extraordinário para alcançarmos a operação plena. Seguimos trabalhando, vencendo o processo licitatório dos projetos de energia e assim restabelecermos as últimas três estações inoperantes", destacou. O evento contou também com a participação do representante da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Maister Freitas da Silva, e da deputada Reginete Bispo.
Nesta importante fase, uma série de medidas foram implementadas, dentre entre elas, manutenções e ajustes realizados nos sistemas de sinalização, energia elétrica de tração, via permanente e o transporte alternativo de passageiros. Todas com o objetivo de restaurar a normalidade dos serviços de forma eficiente e segura.
A circulação dos trens acontece agora no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, das 5h às 23h, diariamente, com intervalos de 15 minutos entre as viagens, em dias úteis e sábados e, nos domingos e feriados, intervalo de 20 minutos entre as viagens. Complementando as viagens de metrô, o serviço de ônibus fretados pela Trensurb no município de Porto Alegre será entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), com uma parada para desembarque na Estação São Pedro no sentido Farrapos/Mercado e, para embarque, na mesma estação, no sentido Mercado/Farrapos. Vale destacar que não há cobrança de passagem nos ônibus.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.