Neste sábado (17), a energia contagiante do Carnaval irá embarcar nas composições da Trensurb levando importantes informações de prevenção e combate ao assédio durante o carnaval. A ação é promovida pelo Núcleo de Apoio à Diversidade e o Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, em parceria com as Jovens Multiplicadoras de Cidadania, do Themis, e o Bloco “Não mexe comigo que eu não ando só!”. O bloco e as multiplicadoras irão animar as viagens no trem e divulgar a campanha “Respeita as gurias na folia!”, que está em sua segunda edição. O objetivo é conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências, durante os festejos populares, além de levar informações sobre onde buscar apoio e denunciar.
No Brasil, sete em cada dez mulheres têm medo de sofrer assédio no carnaval. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e do QuestionPro, 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante as festividades e 73% delas tem receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. Essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.
O início da atividade deste sábado está previsto para as 11h, com partida da Estação Mercado e trajeto até a Estação Novo Hamburgo e de volta até Mercado. Além de leques informativos da campanha de combate ao assédio, serão distribuídos preservativos internos, preservativos externos e lubrificantes, dando continuidade às ações de prevenção à Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Combate à Aids e ISTs
Nesta quinta (15) e sexta-feira, das 14h às 17h, a Estação Sapucaia da Trensurb recebe a ação “Ô abre alas, mas não deixe a Aids passar”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a atividade alusiva ao Carnaval, profissionais da Secretaria abordam os usuários do metrô buscando orientá-los sobre a prevenção da Aids e outras ISTs. Também são realizados testes rápidos de HIV e outras infecções, orientações sobre profilaxia pré e pós-exposição ao HIV, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo. Em dezembro, as estações Mercado e Farrapos receberam atividade similar, alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e entidades da sociedade civil.
Campanha do Agasalho da Trensurb arrecada duas toneladas de donativos
Realizada em parceria com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, iniciativa ocorreu entre junho e agosto.
Trensurb integra evento de adesão do Grupo Hospitalar Conceição à campanha Banco Vermelho
Símbolo da luta contra o feminicídio já está presente nas estações São Leopoldo, Canoas e Mathias Velho e agora também está instalado em frente ao hospital.
Trensurb transporta 775 mil passageiros durante a Expointer
Com redução de intervalo entre trens, operação em todas as estações em horário integral, além de demanda gerada pela feira, fluxo de passageiros cresceu 15,5% nos dias úteis e 194,5% nos finais de semana.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.