Neste sábado (17), a energia contagiante do Carnaval irá embarcar nas composições da Trensurb levando importantes informações de prevenção e combate ao assédio durante o carnaval. A ação é promovida pelo Núcleo de Apoio à Diversidade e o Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, em parceria com as Jovens Multiplicadoras de Cidadania, do Themis, e o Bloco “Não mexe comigo que eu não ando só!”. O bloco e as multiplicadoras irão animar as viagens no trem e divulgar a campanha “Respeita as gurias na folia!”, que está em sua segunda edição. O objetivo é conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências, durante os festejos populares, além de levar informações sobre onde buscar apoio e denunciar.
No Brasil, sete em cada dez mulheres têm medo de sofrer assédio no carnaval. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e do QuestionPro, 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante as festividades e 73% delas tem receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. Essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.
O início da atividade deste sábado está previsto para as 11h, com partida da Estação Mercado e trajeto até a Estação Novo Hamburgo e de volta até Mercado. Além de leques informativos da campanha de combate ao assédio, serão distribuídos preservativos internos, preservativos externos e lubrificantes, dando continuidade às ações de prevenção à Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Combate à Aids e ISTs
Nesta quinta (15) e sexta-feira, das 14h às 17h, a Estação Sapucaia da Trensurb recebe a ação “Ô abre alas, mas não deixe a Aids passar”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a atividade alusiva ao Carnaval, profissionais da Secretaria abordam os usuários do metrô buscando orientá-los sobre a prevenção da Aids e outras ISTs. Também são realizados testes rápidos de HIV e outras infecções, orientações sobre profilaxia pré e pós-exposição ao HIV, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo. Em dezembro, as estações Mercado e Farrapos receberam atividade similar, alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e entidades da sociedade civil.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.