Na manhã desta quarta-feira (20), a Trensurb promoveu o seminário Desafios e Lutas das Mulheres , parte da programação da empresa para o Mês das Mulheres, organizado pelo Núcleo de Apoio à Diversidade da empresa e por seu Setor de Responsabilidade Social. Realizado na sede da estatal, destinado ao seu público interno, o evento contou com a participação das convidadas: Gerusa Bittencourt, enfermeira, mestra em Saúde Coletiva, gerente de Atenção Primária do Grupo Hospitalar Conceição, militante da Marcha Mundial de Mulheres e do Movimento Negro Unificado, cantora e compositora; Márcia Soares, advogada de Direitos Humanos e feminista, diretora-executiva e fundadora da Tehmis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Cristiane Lohmann, advogada, mestra em Direitos Humanos, professora universitária.
Em sua fala no evento, Gerusa Bittencourt falou sobre a importância das mulheres na sociedade, de seus direitos e também da maneira como a figura feminina costuma ser retratada. Na ocasião, ela fez o questionamento: “Quem escreveu a história das mulheres? Homens ou uma mulher?”. Ela buscou proporcionar um momento de reflexão para os metroviários presentes. “Um dos nossos desafios é descobrir e descobrir verdades absolutas sobre nós mulheres”, declarou, referindo-se a direitos e ao espaço delas no mercado de trabalho.
Márcia Soares, por sua vez, destacou questões relacionadas à realidade das mulheres negras, como dificuldades de acesso a direitos e serviços, além de problemas como instabilidade financeira e quanto à moradia: “Esse é um assunto que relato que precisamos mudar, precisamos trazer e ter acesso para mulheres negras e para todas as mulheres”. Abordou também o feminicídio e a violência contra as mulheres.
Já Cristiane Lohmann fez um relato sobre sua história de vida e fatos marcantes que vivenciou em sua trajetória pessoal e profissional.
Ao final do seminário, Gerusa cantou algumas músicas de sua autoria alusivas à valorização das mulheres e as lutas que elas enfrentam em suas rotinas.
Mulheres Condutoras
O seminário foi mais uma ação da campanha Mulheres Condutoras: Guiando o caminho, elevando o destino , da Trensurb, que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reconhecendo características de mulheres metroviárias que superam desafios, enfrentam preconceitos e são condutoras de um destino inspirador a todas as gerações. Criada internamente pela equipe de comunicação da estatal, a campanha está sendo divulgada ao longo do mês de março por meio dos perfis da Trensurb nas redes sociais e dos monitores em trens e estações. Ao destacar as trabalhadoras, para além de sua atuação na empresa, as peças celebram a paixão e dedicação de todas as mulheres que fazem a Trensurb, sejam metroviárias ou usuárias do metrô. Além disso, diversos eventos alusivos ao Mês da Mulher estão ocorrendo na Trensurb, tanto nas estações, abertos ao público, como na sede da empresa, dedicados aos metroviários.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.