Galeria Mario Quintana

Exposições 2010

De 03/12 a 03/01
BARCELOS: ENCANTO AMAZÔNICO E ENSINAMENTOS
Ao todo, 13 fotografias retratam as belezas naturais e os encantos do município de Barcelos, considerado - em área - o maior do Amazonas, com 122.475,73 km². Os registros foram feitos por Ivone Aretz, assistente de gestão do Setor de Manutenção Leve da Trensurb. Na viagem realizada em março de 2010, a metroviária buscou conhecer as comunidades ribeirinhas ao longo da extensão do Rio Negro, seus costumes e seus saberes.

De 04/11 a 02/12
CREDE UT INTELLIGAS: CREIA E ENTENDA

Num período de 10 anos, o fotógrafo Tadeu Vilani, fotografou vários cemitérios pela Europa e pelas Américas Central e do Sul, com olhar diferenciado. As imagens de Vilani retratam, mais especificamente, obras sacras de mármore e bronze em meio às lápides de diversos países. A reunião desse material resultou na exposição Crede Ut Intelligas: Creia e Entenda.

De 08/10 a 31/10
VITORIOSAS

A exposição trouxe imagens de mulheres que venceram o câncer de mama, registradas pelo fotógrafo Jorge Scherer. A mostra fotográfica foi promovida pelo Instituto da Mama do RS - Imama, como parte das ações da campanha Outubro Rosa 2010, também realizada pelo Instituto.

De 03/09 a 03/10
EM QUALQUER LUGAR

A exposição contou com 15 desenhos em preto e branco, do artista plástico Vital Lordelo. Uma das características do traço de Vital é a influência do cotidiano e do ambiente urbano, "se estou no trem ou no ônibus, deixo o balanço e o movimento influenciarem de alguma forma o desenho. Desenho representações do que percebo, sendo reais ou imaginárias", comenta o artista. Os trabalhos de Vital Lordelo estão disponíveis para visualização na página www.flickr.com/photos/dom_vital. O artista que é natural de Brasília tem 26 anos, há 5 vive em POA e estagiou na Trensurb no ano de 2009.

De 05/08 a 31/08
RASTROS E SOMBRAS

É o registro fotográfico que resultou do trabalho desenvolvido por Emerson Machado para a disciplina de Projeto Experimental em Fotografia, do curso de Jornalismo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sobre a tutoria da Professora Jacqueline Joner. O tema é a arquitetura do Hospital Psiquiátrico São Pedro. As fotografias buscam fazer uma releitura do espaço arquitetônico em sua amplitude, com planos abertos, portas, janelas e detalhes.

De 22/06 a 31/07
MANHÃ FRIA EM PALOMAS

Clima frio, natureza e parreirais são os temas da nova exposição fotográfica, Manhã Fria em Palomas, que poderá ser conferida na Galeria Mário Quintana. Ao todo serão 13 fotos que retratam a localidade de Palomas, no município de Santana do Livramento, aos pés do "Cerro de Palomas", um tipo formação rochosa característico desta região. Os registros foram feitos na Vinícola Almadén, em 2007, pelo fotógrafo e engenheiro agrônomo Fabrício Domingues, numa manhã em que os termômetros marcavam cinco graus negativos.

De 01/06 a 20/06
25ª FEIRA DO LIVRO DE CANOAS

Em parceria com a Secretaria de Cultura de Canoas, a Trensurb inaugurou exposição que retrata a edição da Feira do Livro de Canoas em 2009. Ao todo, são 15 imagens da Feira, de autoria dos fotógrafos César Barbosa e Ireno Jardim, da Secretaria de Cultura do município. Os registros são da movimentação das pessoas no evento e das atividades oferecidas.

De 07/05 a 27/05
MATIZES DA ESTAÇÃO

A exposição, realizada em parceria com o Museu do Trem de São Leopoldo, traz 21 registros fotográficos do museu e seu acervo, feite 1994, buscando valorizar o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do Vale do Rio dos Sinos. As imagens, de autoria do fotógrafo Ricardo de Moraes, são originalmente em preto e branco e receberam tratamento em programas digitais, ganhando intensidade nas cores, o que as remete ao futuro, construindo uma outra relação com o museu.

De 25/03 a 25/04
AEROPOA: A CAPITAL DOS GAÚCHOS VISTA DE CIMA

A exposição presta uma homenagem ao aniversário de 238 anos de Porto Alegre e traz cerca de 20 imagens aéreas da cidade, captadas pelas lentes do fotógrafo mineiro Leonel Albuquerque, especialista em fotos aéreas.

De 2/03 a 25/03
CIDADE MAIS PRÓXIMAS PESSOAS MAIS UNIDAS

Exposição mostra os avanços do primeiro ano de trabalho das obras que ligam São Leopoldo à Novo Hamburgo na galeria Mario Quintana localizada na Estação Mercado. São 20 imagens que retratam os avanços dos cinco trechos onde a obra está sendo realizada.

De 25/01 a 25/02
DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE: A DITADURA NO BRASIL (1964 - 1988)

A exposição que acontece na Estação São Leopoldo já passou por 60 cidades brasileiras e do Cone-Sul e atingiu cerca de 2,5 milhões de pessoas. É uma homenagem aos mortos e desaparecidos no período da ditadura militar. A iniciativa é uma parceria da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) com a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

De 05/01 a 31/01
ATOS - POR UM MUNDO MELHOR

A mostra fotográfica da jornalista Carmem Silva retrata atos e manifestações durante o Fórum Social Mundial - FSM no início do ano em Belém do Pará. A mostra é expressa através do desejo de pensar, utilizando-se da fotografia como instrumento para contar esse momento da história da humanidade e de sua luta por um mundo melhor, que nasce com o FSM. Ao todo, são 20 painéis com fotos, mais dois contendo a proposta da exposição e o perfil da fotográfa. ARCHIPRIX INTERNATIONAL A Estação Farrapos/IPA recebe a mostra Archiprix International que é um concurso mundial de trabalhos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os projetos vencedores na premiação em Montevidéu, bem como outros participantes fazem parte desta exposição. A edição 2009 ocorreu recentemente em Montevideo e reuniu os melhores trabalhos finais de graduação de 218 universidades do mundo. O evento chegou a capital uruguaia após passar pela Holanda, Turquia, Escócia e China. O evento sulamericano contou com representantes de 66 países e foi composto por oficinas de projetos, exposição de trabalhos e conferências. QUERIDA, MI BUENOS AIRES A exposição, que acontece na Estação São Leopoldo traz o trabalho do publicitário e fotógrafo Alberto Meneghetti, que retrata a riqueza arquitetônica, histórica e cultural da capital Argentina. A exposição reúne dez painéis cobertos por mosaicos fotográficos, compreendendo nove intervenções temáticas sobre Buenos Aires. Com organização do premiado fotógrafo Leonid Streliaev, a mostra reforça os laços com a cidade co-irmã de Porto Alegre e conta com o apoio institucional do Governo da Argentina, através do Consulado General de la República Argentina em Porto Alegre.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .